O pioneirismo e o legado sustentável da grande indústria brasileira de cosméticos, O BOTICÁRIO agora é orgânico
Por Kátia Bagnarelli
Brasil tem o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas de EUA, China e Japão. O mercado da beleza continua sendo um espaço para os gigantes da indústria. Marcas menores que se posicionam de acordo com nichos de consumidores ocupam aos poucos os espaços viabilizados pelo mercado digital. Para os próximos cinco anos, o provedor de pesquisa Euromonitor International prevê três principais tendências globais para o mercado de beleza e cuidados pessoais: engajamento digital, posicionamentos éticos e produtos orgânicos e naturais.
Inteligência artificial, realidade virtual e aplicativos de beleza são uma realidade no segmento e as experiências sensoriais do consumidor com as marcas garantem ainda a fidelidade emocional, tão almejada. Pensar e fabricar beleza passou a ser sinônimo de saúde. Saúde humana e principalmente da natureza.
Com um Legado de 30 anos na sustentabilidade, o Grupo Boticário através da Fundação Boticário atua no Brasil aproximando a natureza das pessoas. O Grupo sabe que soluções criativas e inovadoras podem ser embasadas em ativos da natureza para resolver problemas do cotidiano. A causa ambiental está mais próxima do que se imagina quando falamos de educação, tecnologia ou empreendedorismo. O Grupo Boticário acredita que a proteção do meio ambiente e da biodiversidade é a base para o desenvolvimento econômico do país e para a saúde e o bem-estar da população. “A proteção da natureza é um compromisso que assumimos em 1990 e que nos energiza a cada dia. Uma causa nobre que merece, não apenas a atenção de todos, mas a ação de cada um”, afirma a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.
“O trabalho que desenvolvemos até aqui é fruto de inúmeras parcerias que construímos com diversas instituições científicas, atores da sociedade civil organizada, poder público, iniciativa privada e especialistas voluntários”, completa. Através destas raízes profundas O Boticário, uma das marcas do Grupo escolheu o período de pandemia de covid19 para comunicar inovação e pioneirismo através de produto. “Após um rigoroso processo de certificação, O Boticário é a primeira grande empresa de cosméticos brasileira autorizada a produzir uma linha de produtos orgânicos certificados pela Ecocert/Cosmos.
A nova linha da família Nativa SPA traz fórmulas com ingredientes naturais, cuidadosamente selecionados da agricultura orgânica e livres de componentes químicos agressivos. Para nós, é o primeiro passo e início de um grande movimento, tanto a certificação Ecocert, quanto o lançamento da nossa primeira linha de orgânicos.
Nosso principal objetivo não é apenas conversar com quem já está inserido no universo de orgânicos, mas fazer com que o consumidor do O Boticário entenda sobre a importância da agricultura orgânica e os benefícios que esses produtos trazem para a pele e cabelos. Todo o projeto, pioneiro no Brasil, foi um grande desafio, uma vez que a certificadora exige a utilização de ingredientes naturais e orgânicos, limitando a paleta de matérias-primas do perfumista. Além da fragrância ser 100% natural e com matérias-primas orgânicas, a linha também conta com um diferencial olfativo. Nossa intenção era não entregar uma fragrância predominantemente verde como é praticado no mercado, e sim uma experiência olfativa nível O Boticário”, afirma Vanessa Machado, gerente de Cuidados do O Boticário.
Além da certificação orgânica, a empresa cumpre outras agendas sustentáveis, como não realizar testes em animais há mais de 20 anos. O Boticário tem o selo Beauty Without Bunnies da certificadora People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), reconhecida organização de direitos dos animais. Em 2019, a marca conquistou também a aprovação pelo programa Leaping Bunny, que estabelece padrões cruelty free superiores aos exigidos pela legislação.
A querida loja O BOTICÁRIO LAB em Pinheiros, São Paulo
A unidade foi criada a partir de tendências contemporâneas do varejo físico, e privilegia a experiência do consumidor com serviços e produtos exclusivos. Boticário elegeu Pinheiros, bairro da capital paulista, que reúne o tradicional e o novo de um jeito único e charmoso, que consegue ser, ao mesmo tempo, um celeiro de tendências e ainda ser convidativo e acolhedor. Um projeto dessa importância e tamanho é sempre muito desafiador, mas, olhando o resultado e o feedback dos nossos consumidores, nos desperta essa sensação de dever ‘quase’ cumprido. Digo quase, porque o trabalho para levar o melhor aos nossos clientes nunca termina. Foram 14 meses do planejamento até a execução e hoje temos esse espaço que é muito mais que uma loja, é um local acolhedor de compras e experiências em todas as nossas categorias. Em especial a categoria de perfumaria, que nessa loja tem duas novas experiências: Scent Finder e Scent Lab. Nesta última, é possível experienciar a construção de uma fragrância totalmente personalizada a partir de uma nova marca de perfumaria, Privée”, explica Mirele Martinez, gerente de marketing de canais. Ela ainda deixa uma mensagem aos brasileiros:
“Esperamos que todos estejam bem, em segurança e cuidando uns dos outros nesse momento tão delicado. Sabemos que é um momento desafiador que estamos vivendo e isso pode ter afetado, de alguma forma, a rotina, os relacionamentos, sem falar nas transformações e novas descobertas. Esperamos que seja um Natal de acolhimento, amor, saúde e paz à todos. Que estejamos juntos para enfrentar tudo isso! Sabemos que não é fácil, mas precisamos ser fortes e estar sempre nos reinventando diante desses novos desafios, buscando driblar as dificuldades e sem perder esperança de que isso vai passar.”
O DESAFIO DE FORMULAÇÃO DE UMA LINHA DE ORGÂNICOS
por André Farber, vice presidente de vendas do Grupo Boticário
“Lançar uma linha de produtos orgânicos certificados exigiu muita dedicação do nosso time. Um cosmético orgânico certificado segue um padrão exigente de formulação. Os ingredientes devem ser naturais, orgânicos e toda a sua cadeia de produção precisa passar por um processo controlado, desde o plantio à colheita. Além de um mapeamento de matérias-primas certificadas já utilizadas por nós, foram introduzidos aproximadamente 27 novos elementos. A quinoa, por exemplo, é um ingrediente altamente nutritivo que já está presente nos produtos da marca, mas ganhou uma versão orgânica e certificada para a linha. Outro ingrediente especial é o hidrolato de laranja, que foi criado em parceria com uma indústria alimentícia para evitar desperdício e atender a pilares de sustentabilidade. O processo é 100% ecológico, utilizando a água restante da produção de sucos concentrados em um sistema fechado, ou seja, vedado de riscos de contaminação e sem uso de qualquer solvente.
Todo o esforço viabilizou uma linha orgânica certificada, tornando o Boticário a primeira grande indústria de cosméticos do país a ter produtos com essas características. Sabemos que é um pequeno passo, mas importante para toda a cadeia produtiva e mercado de beleza. Em um projeto de desenvolvimento de produtos convencionais, temos etapas e prazos pré estabelecidos e maduros. No projeto da nossa nova linha de produtos orgânicos certificados, tudo era desconhecido. Para nos ajudar com esse desenvolvimento, a nova linha nasceu certificada pela Ecocert – organismo de inspeção e certificação fundado na França. A certificação foi feita em duas etapas rigorosas: a rastreabilidade dos insumos e a auditoria da fábrica para verificar os processos de fabricação da linha – desde o recebimento de sua matéria-prima, até a expedição do produto envasado. Inúmeras reuniões técnicas foram realizadas para o entendimento da norma e realização das adequações necessárias nas duas plantas fabris do Grupo Boticário. Por exemplo, para a fabricação dos produtos certificados orgânicos, a planta localizada em São José dos Pinhais/PR, passou por uma reformulação e adaptação de suas etapas de produção. Hoje podemos dizer que somos a primeira grande empresa de cosméticos brasileira a receber certificação Ecocert para produção de produtos orgânicos certificados Cosmos e estamos muito felizes por compartilhar essa novidade que chega em todos os nossos canais de venda a partir de outubro.
A FRAGRÂNCIA
Criar um olfativo para Nativa Spa é sempre uma inspiração, pois fragrâncias com personalidade e performance fazem parte do DNA da marca. Trazer isso para o cenário de produtos orgânicos torna o processo ainda mais complexo. A limitação de ingredientes e a necessidade de certificação tornam a tarefa de construir um olfativo cheio de facetas ainda mais estimulante. Fragrâncias são misturas de ingredientes naturais e sintéticos. No caso dessa linha, foi necessário desenvolver uma fragrância 100% natural, em que existe uma limitação na paleta de matérias-primas dos perfumistas, que vai afunilando ainda mais quando se trata de ingredientes orgânicos. A Givaudan topou o desafio e desenvolveu uma fragrância 100% natural, chegando em um resultado que mantém a assinatura da marca. Após realizar 60 avaliações olfativas, conquistamos uma fragrância com personalidade, performance, qualidade e olfativo surpreendente em um mercado que costuma trabalhar com nuances mais simples. E foi assim que chegou a nova linha Nativa Spa orgânicos!”
Para o trabalho da fundação acesse www.fundacaogrupoboticario.org.br
Colaboraram: Estela Midori Matsumoto da Comunicação do Grupo Boticário, Eloyd Augusto, Bruna Bonafé e Giovana – Agência PROS, Thais – Agência Soko
Acima hall da loja sustentável interage e transfere conhecimento na comunicação com o consumidor, abaixo conceito de biofilia presente no interior da loja lab e os produtos orgânicos expostos como novidade