Fazenda da Toca, o DNA B premiado que inspira o Brasil
Por Paulo de Araujo Cintra Ribeiro, Coordenador de Comunicação, Sustentabilidade e Experiências na Fazenda da Toca para Jornal Onews
A Fazenda da Toca tem como propósito estabelecer e consolidar um modelo de negócios regenerativo. A importância e o papel da Fazenda da Toca é justamente provar que é possível produzir alimentos com alta produtividade, com alta eficiência, com a garantia de ser uma operação muito saudável do ponto de vista financeiro e econômico e ao mesmo tempo gerar impacto positivo tanto do ponto de vista ambiental como do ponto de vista social. Conciliar estes três pilares da sustentabilidade, o econômico, o ambiental e o social para nós, é a essência da Fazenda. Essa é a nossa missão diária. Nessa jornada desde 2008 quando ela foi fundada por Pedro Paulo Diniz nós vimos muitas mudanças no mercado e mudanças muito positivas em relação a tendências de consumo por exemplo. Consumidores muito mais atentos às condições das cadeias produtivas, como os alimentos chegam até a mesa, em que condições a natureza foi tratada, em que condições os animais são tratados. Essa é uma exigência que realmente aponta para o novo modelo de negócios que é o que a gente vem consolidando aqui. Estamos muito felizes na Fazenda da Toca por, ao longo destes anos, ter conseguido cumprir essa missão de provar que é sim possível produzir alimentos dessa maneira. Sempre ouvimos e eu cresci ouvindo aquela velha ideia de que não é possível conciliar as duas coisas, que para produzir há um mal necessário que é o de você agredir a natureza. Nós estamos provando que realmente é um grande mito.
A Certificação B
Estou na Fazenda da Toca desde 2017, a Fazenda é certificada B desde 2015. A Toca já nasceu com esse DNA de sustentabilidade ambiental e social e isso é inerente ao nosso modelo de negócios. Por ser uma empresa de produção orgânica naturalmente nós já tratávamos desses assuntos. Foi muito importante para nós nos juntarmos ao Sistema B em 2015 porque o Sistema B em nossa visão, é um grande norteador de melhores práticas em meio ambiente, em governança de modo geral. Essa filosofia do Sistema B de inspirar uma nova era de regeneração, de inspirar negócios que realmente tenham esse compromisso, empresas que usam a força do negócio como algo que cause um efeito positivo para a natureza, para o planeta de um modo geral, isso sempre foi a essência da Fazenda da Toca, esse sempre foi o nosso contexto.
Essa busca existe desde o princípio, entretanto em 2015 a Toca já estava mais estruturada do ponto de vista de operações e foi um momento adequado para nos certificarmos como Empresa B. Desde então tem sido muito importante, e eu lido muito, particularmente com o Sistema B pois sou o responsável pela área de sustentabilidade.
O Sistema B ter todo um questionário com parâmetros e critérios além da pontuação que recebemos da certificação em si, para nós é muito importante porque é um mapa que nos ajuda a nos direcionar neste universo das melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
Quando começamos a fazer o trabalho de fato ao atender as expectativas e os critérios do Sistema percebemos onde temos os pontos fortes, onde temos pontos em que podemos melhorar e endereçar melhor. Neste momento está sendo muito gratificante pois estamos na fase de recertificação da Toca e conseguindo pontuações mais elevadas do que antes porque isso é fruto de uma melhoria de processos pelos quais fomos passando ao longo do tempo.
A Toca tem esse papel de inspirar o consumidor e inspirar os fornecedores, essa mensagem está presente em nossa política e filosofia de comunicação na Fazenda. Inspirar pelos bons exemplos, acho que isso funciona melhor. Nós usamos essa influência. O consumidor é o grande vetor dessa mudança.
É a partir do consumidor que vemos a semente. O ponto de partida dessa mudança no paradigma produtivo vem mesmo de uma vontade e de uma nova consciência do consumidor. Um dos aspéctos que nos toca muito é o do bem estar animal e os consumidores querem entender de fato como as galinhas são tratadas, como é a rotina delas, recebemos demandas de consumidores que nos pedem fotos, por exemplo. A partir deste novo comportamento do consumidor várias redes varejistas e grandes redes mundiais já adotaram o compromisso de até 2025 somente adquirir ovos de sistemas que são livres de gaiola.
Quando nós vamos ao supermercado e nos questionamos como esse produto é feito, qual é o impacto dele no meio ambiente, em que condições sociais ele é feito, ali está a mudança. O consumidor que se questiona sobre o produto que está comprando contribui muito para uma melhoria em todo o sistema alimentar global.
O papel da educação e das escolas
A questão educacional é primordial. A Fazenda da Toca tem um Programa chamado Toca Experiências que é o nosso Programa de cursos, visitas e vivências. Nós trazemos muitos grupos escolares para a Toca e é muito especial ver a conexão das crianças com a natureza. Realizamos aqui várias práticas de vivências na horta por exemplo e quando há nas escolas este tipo de estímulo isso nos ajuda a formar o consumidor do futuro. Um consumidor muito mais conectado com as questões ambientais. Recebemos grupos escolares e universitários que vem até aqui para entender nosso modelo e nosso processo produtivo e isso faz parte de uma formação de cultura do nosso país. Nos ajuda a formar uma cultura regenerativa.
Nós como brasileiros temos uma tremenda oportunidade.
O Brasil é uma potência agrícola e nós temos uma tremenda oportunidade de nos tornarmos também uma potência agrícola regenerativa.
O Brasil com todos os recursos naturais que tem, com toda a sua biodiversidade
– e essa é a grande riqueza do país, que devemos valorizar e honrar muito, tem um tremendo privilégio.
Nós precisamos honrar e valorizar essa riqueza que é finita, infelizmente.
É uma questão de cidadania particular de nós brasileiros, cuidarmos da nossa terra.
O tratamento das galinhas
O mercado de orgânicos é muito próspero e nós temos muito espaço para crescer, claro, em face a toda a produção de alimentos no Brasil. O segmento orgânico ainda representa uma parcela muito pequena, mas tem tido um crescimento de dois dígitos na última década anualmente.
Esse crescimento dos orgânicos é promissor e é pujante. Nós nem conseguimos enxergar como concorrentes o restante do mercado porque há tanto espaço para crescermos juntos que não temos uma visão concorrencial, muito pelo contrário, temos a missão de articulação, de unir esforços para conseguirmos realmente estruturar cada vez melhor a nossa cadeia produtiva.
Não é uma visão concorrencial que nos orienta, é o contrário disso, uma visão de cooperação no setor como um todo.
Em nosso segmento específico de ovos orgânicos é enorme o espaço que temos como horizonte, é auspicioso e por isso nós temos muita coisa para construir junto com o mercado.