Dia de Campo, quando a Fazenda recebe outros produtores em busca de conhecimento. Créditos da Imagem: Rizoma Agro


“Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”

A história da Rizoma Agro, acelerando a conversão regenerativa orgânica no Brasil como empresa B

Por Kátia Bagnarelli. Colaboração no desenvolvimento da construção de manchete: Cobi Cruz, Organis.

 

A manchete em aspas é do poeta romancista francês Jean Cocteau. O feito é dos co-fundadores da Rizoma Agro, Pedro Paulo Diniz e Fabio Sakamoto.

Num momento em que se discute o papel global da produção de alimentos orgânicos e da urgência da regeneração dos solos os empresários investem em pesquisa e desenvolvimento de mercado, acelerando a conversão regenerativa orgânica no Brasil, tornando a Rizoma referência mundial pelo Legado.

As mudanças climáticas e a perda da biodiversidade estão entre os maiores desafios da humanidade. Nenhum mecanismo é mais eficiente para retirar carbono da atmosfera que o processo natural de fotossíntese das plantas. Enquanto produzem energia as plantas também enviam carbono para o solo e alimentam seres desse ecossistema que é riquíssimo em biodiversidade. Os solos agrícolas já perderam mais da metade do seu estoque original de carbono. Sem vida e sem nutrientes esses solos ficam cada vez mais pobres e inaptos para o consumo mas existe um tipo de agricultura que é capaz de reverter esse cenário. Ela combina práticas específicas para estocar carbono, gerar biodiversidade e restaurar a saúde do solo degradado. Por isso ela é chamada de agricultura regenerativa orgânica. A Rizoma Agro é uma empresa que desenvolve sistemas de produção agrícola regenerativa orgânica, entende como a natureza funciona no planeta e traduz isso para sistemas produtivos que possam ser escalados. Para conseguir promover a agricultura regenerativa orgânica em larga escala precisa atuar em vários elos da cadeia. Desde o desenvolvimento até a comercialização e logística e a venda para os clientes finais. Com isso espera aumentar o consumo de produtos orgânicos com impacto ambiental positivo. A história da Rizoma Agro começa em 2008 dentro da Fazenda da Toca, a maior produtora de ovos orgânicos do Brasil.

Depois de 10 anos pesquisando e desenvolvendo sistemas regenerativos orgânicos em larga escala, a Rizoma Agro surge como uma empresa independente e monta seu primeiro hub de produção. O primeiro hub da Rizoma Agro foi montado em São Paulo numa escala de 900 hectares. No primeiro ano ela produziu 5.300 toneladas de grãos. Nessa primeira safra já produziram milho, soja, aveia, feijão. Foi um ano de bastante sucesso comercial, toda a safra foi vendida. Logo no primeiro ano já se tornaram o maior produtor de milho orgânico brasileiro. E foi um sucesso também em termo de aprendizado pois estão usando este hub para desenvolver novas tecnologias. A Rizoma tem hoje dois tipos de sistemas, um é o sistema agroflorestal que usa para produzir produtos perenes como citrus. Esse foi um sistema que desenvolveram dentro da Fazenda da Toca e se tornaram uma referência mundial neste tipo de agrofloresta. O outro sistema são os sistemas de grãos orgânicos adaptados para realidade tropical em que lançaram mão de vários instrumentos como adubos verdes, rotações, controles biológicos para ter um sistema orgânico de alta performance que sequestra carbono.

“O mercado de orgânicos é uma grande oportunidade. Nos últimos 17 anos ele vem crescendo 2 dígitos todo ano. O jeito mais eficiente de crescer é através de parcerias. O Brasil é referência para o mundo em agricultura e a nossa estratégia de crescimento é realmente trazer algo de maior valor agregado propondo para esses fazendeiros uma expansão junto com eles.” afirma Pedro Paulo Diniz

Pedro Paulo Diniz, co-fundador da Rizoma Agro. Créditos da Imagem: Rizoma Agro

O Brasil tem áreas que hoje estão ocupadas por pastos degradados que poderiam se recuperar no sistema adotado pela Rizoma. As estimativas vão de 40 até 100 milhões de hectares. São áreas que precisam de regeneração, que estão operando com baixa matéria orgânica e áreas que podem ser certificadas orgânicas desde o primeiro ano.

“A Rizoma para mim é um presente, uma vocação. Mostrar que é possível fazer uma agricultura rentável, próspera que sequestra carbono, que inclui toda a cadeia, é poder fazer parte de uma transformação enorme que vai beneficiar muita gente.” Fabio Sakamoto

Fabio Sakamoto, co-fundador da Rizoma Agro. Créditos da Imagem: Rizoma Agro

 

Para mim, agricultura regenerativa é você entrar no fluxo da natureza.” Pedro Paulo Diniz

Jean Cocteau, o poeta francês dizia que quando uma obra parece avançada para a sua época, é simplesmente porque a sua época está atrasada em relação a ela.

” O poeta lembra-se do futuro.”

Créditos da imagem: Rizoma Agro
Créditos da Imagem: Rizoma Agro
PLantação de milho regenerativo orgânico Créditos da Imagem: Rizoma Agro

Conteúdo de interesse