Baru se apresenta ao comprador brasileiro e chega ao varejo nacional
A LabraFlora, indústria consolidada e especialista na fabricação de alimentos naturais e originais da biodiversidade brasileira, iniciou o trabalho de apresentação da castanha do baru e seus derivados ao grande varejo nacional.
A empresa está localizada em Jussara, GO, no coração do cerrado, o qual faz a transição dos Biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Pantanal.
Sua localização proporciona a possibilidade de uma grande curadoria de ingredientes nativos da biodiversidade brasileira e do seu beneficiamento em sua própria planta de produção.
Na região de Jussara encontram-se grande variedade de frutos do bioma, entres eles a estrela principal, o Baru, considerado o de melhor qualidade no Brasil devido ao tamanho da semente e grande quantidade de baruzais espalhados entre as fazendas de pecuária.
Os parceiros da LabraFlora têm a garantia da compra de toda sua produção. A empresa trabalha com extrativistas, pequenos produtores e fazendeiros. A LabraFlora prioriza pagar seus fornecedores à vista e com o melhor preço possível, sempre acima do PGPM, garantindo assim que todos os envolvidos na cadeia de suprimentos sejam valorizados. Implementam e capacitam todos os fornecedores com o Manual de Boas Práticas para atender aos requisitos relacionados às Boas Práticas (BP), incluindo os aspectos de higiene e saúde de manipuladores, higienização e manutenção das instalações.
REFLORESTAMENTO
O viveiro da LabraFlora produz mudas nativas que são distribuídas entre projetos socioambientais e na cadeia de valor do baru.
Atuam, ainda, no reflorestamento da biodiversidade brasileira plantando árvores que produzem superalimentos e geram renda na agricultura sustentável.
Selecionam as sementes das matrizes mais produtivas. Os parceiros são assistidos por um time de profissionais altamente qualificados dando apoio e segurança no desenvolvimento dos projetos. O incentivo é para que os proprietários de terras façam a regeneração através do plantio de frutíferas do cerrado, em especial o baruzeiro. Os parceiros no reflorestamento que estiverem em dia com a documentação de suas propriedades também poderão fazer parte do programa Fazendas Vivas. Plantando ou mantendo suas áreas de florestas em pé poderão receber créditos de carbono, anualmente.
Quer conhecer melhor o Baru?
Agende um horário na sala de negócios do Jornal Onews
Se você é comprador de redes de supermercados, atacadistas e/ou lojas especializadas em produtos orgânicos e naturais e deseja incluir o Baru em sua lista de compras,
encaminhe um e-mail para: saladenegocios@onews.com.br
Participe das salas de apresentação e comércio do Baru, promovidas pelo Jornal Onews.
Baru
- Assado
- Cru
- Farinha semi assado
- Farinha semi desengordurada
- Fruta/Polpa
- Paçoca
- Pastas – Nut Butters
- Óleo – Granel e encapsulado
- Substrato